Equipes do Governo do Amapá e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) reuniram na quarta-feira, 30, para tratar sobre temas ligados ao desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade. Entre os assuntos abordados, estão: o projeto para proteção de quelônios, o estudo do cipó-titica, o manejo madeireiro,a ampliação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a renovação de licenças ambientais.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) coordenou o encontro. No que diz respeito ao Projeto de Quelônios, os participantes debateram estratégias de segurança jurídica e o manejo de uso comercial. Também foi discutido o estudo do cipó-titica, planta nativa com potencial para fabricação de móveis, e a forma como seu aproveitamento pode ser feito de maneira consciente, respeitando a dinâmica de regeneração do cipó e a manutenção dos estoques.
“O que nós queremos é possibilitar ações conjuntas, efetivas e seguras que promovam desenvolvimento econômico alinhado à preservação do meio ambiente”, pontuou a secretária de Meio Ambiente, Taisa Mendonça.
No campo madeireiro, foram avaliadas questões de exploração sustentável em relação ao manejo comunitário. Os participantes também abordaram áreas de concessão florestal, com ênfase na implementação de práticas que garantam a regeneração das florestas e a oportunidade de negócios florestais como indutores de desenvolvimento local e regional, além da garantia de madeira legal para os mercados internos e externos.
O chefe-geral da Embrapa Amapá, Antônio Carvalho, destacou que a iniciativa busca trazer os conhecimentos que a Embrapa tem sobre alguns ativos econômicos que a instituição pesquisa e precisa levar à área de produtores.
“Nosso objetivo é ver o estado entrar, de fato, na produção. A Amazônia precisa desenvolver os seus ativos florestais naturais e transformar isso em bioeconomia, gerando riquezas para a população e sem prejudicar o meio ambiente”, detalhou Carvalho.
O alcance de mais produtores rurais com o CAR, ferramenta utilizada para o monitoramento e regularização ambiental das propriedades rurais, também foi tema da reunião. Foi abordada, ainda, a renovação de licenças e a possível imposição de multas. O objetivo é encontrar um equilíbrio entre a aplicação de prejuízos em casos de infração ambiental e a busca por soluções que permitam a regularização das atividades produtivas, evitando prejuízos econômicos para os envolvidos.
“Estamos construindo juntos várias agendas, e no centro das discussões está a questão do manejo florestal e da oportunidade que é para o próprio estado fazer o desenvolvimento acontecer a partir da economia florestal”, disse o pesquisador da Embrapa, Marcelino Guedes.
Tenha acesso a agenda do servidor aqui nesse link
Sistema para emissão de certidão funcional
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema de Ouvidoria pública do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Portal de Serviços do Governo do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Gestor de Documentos do Governo do Amapá
Politicas de Proteção de Dados Pessoais e Privacidade
Convênios do Governo Federal