O 46º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) reuniu os maiores especialistas da área de aquários e zoológicos do Brasil na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 22 e 26 de agosto. O Governo do Estado participou do evento, que esse ano, trouxe a temática “Aquários e Zoológicos na conservação da Biodiversidade azul e verde” e teve como Instituição anfitriã, o Aquário Marinho do Rio (AquaRio). Foi discutido o papel das instituições diante dos desafios da conservação da vasta biodiversidade brasileira.
Os temas abordados incluíram biologia, comportamento e bem-estar animal, medicina veterinária, educação para conservação, nutrição animal e gestão de zoos e aquários. Foi uma oportunidade para demonstrar que a tarefa de promover o bem-estar em zoológicos e aquários é possível e está sendo alcançada continuamente. A capacitação nessa área é fundamental para alcançar um dos objetivos principais: estabelecer um manejo de alta qualidade que respeite as características e as necessidades dos animais, priorizando, acima de tudo, a oferta de qualidade de vida.
O encontro também possibilitou a discussão sobre a função dos aquários e zoológicos na promoção da educação, pesquisa e bem-estar animal, com ênfase na importância desses espaços como instrumentos fundamentais para a conservação ambiental. Foi um momento de debates e apresentações de projetos de cooperação.
O Analista de Meio Ambiente da Sema, Alexandre Bragança, que representou o Amapá no grupo de Trabalho de fauna da Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente (Abema) participou do minicurso “Boas Práticas de Manejo de Fauna” e destacou participação do Governo, por meio da Sema, no evento, é resultado da assinatura, em 2021, de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Abema e a AZAB, que estabeleceu a coordenação, a manutenção e colaboração em programas de manejo de espécies ameaçadas de extinção em cativeiro.
“A participação no congresso reforça a importância da colaboração entre entidades governamentais e instituições voltadas para a conservação da vida selvagem. Essa cooperação pode ser fundamental para o desenvolvimento de soluções eficazes na preservação do meio ambiente e da biodiversidade”, disse Alexandre.
Durante o encontro, também houve a de exposição de estandes com pesquisas realizadas em aquários e zoológicos do país e a realização de visitas técnicas aos bastidores do maior aquário marinho da América do Sul, o AquaRio. A próxima edição do congresso, está prevista para ocorrer em julho do ano que vem, na cidade Curitiba, no estado do Paraná.
Tenha acesso a agenda do servidor aqui nesse link
Sistema para emissão de certidão funcional
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema de Ouvidoria pública do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Portal de Serviços do Governo do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Gestor de Documentos do Governo do Amapá
Politicas de Proteção de Dados Pessoais e Privacidade
Convênios do Governo Federal